SAPO CURURU ou SAPO COMUM
NOME COMUM: Sapo-cururu; sapo-cururu-grande; sapo-comum
NOME CIENTÍFICO: Bufo marinus
NOME EM INGLÊS: Cane toad, giant toad
F ILO: Chordata
CLASSE: Amphibia
SUPERORDEM: Salientia
ORDEM: Anura
FAMÍLIA: Bufonidae
OUTRAS ESPÉCIES: B.alvarius (sapo-do-rio-colorado); B.typhonius ; B.crucifer ; B.ictericus;B.granulosus ; B.ocellatus ; B.rufus; B.paracnemis e B.paracnemis Lutz (sapo-boi).
CARACTERÍSTICAS: Comprimento fêmea: 15 até 25 cm - Macho: 7,5 até 12,5 cm
Postura: 3000 a 4000 ovos Expele secreção venenosa
O sapo-cururu. considerado um gigante entre os anfíbios, pode atingir até 25 centímetros de comprimento. Os mais comuns medem entre 10 a 15 cm. As diferenças entre macho e fêmea são determinadas pela coloração, os machos possuem cor amarela-pardacenta uniforme e as fêmeas cor sépia e pelo comprimento (os machos são menores que as fêmeas).
O sapo comum ou sapo cururu tem uma pele dura e ressecada, coberta de pequenas escamas. Algumas moscas maiores costumam depositar os ovos na pele dos sapos velhos. As larvas, quando nascem , penetram no corpo do sapo através das suas narinas. O sapo, dessa forma, impossibilitado de respirar e morre.
Com as patas traseiras, os sapos cavam buracos, nos quais hibernam durante o inverno. A época do acasalamento é o início da primavera. Ocorre nos pântanos e dura várias semanas. Os ovos são postos em fileiras que podem alcançar até 5 m de comprimento. Os girinos nascem após dez dias. Depois de uma série de metamorfoses, transformam - se em sapinhos.