Projeto Eco-Vida chega às ruas
A Prefeitura de Santa Gertrudes, através da secretaria de Saúde, da Vigilância Sanitária e do departamento de Meio Ambiente, criou o projeto Eco-Vida, que orienta a população sobre os malefícios do óleo de cozinha quando jogado na rede de esgoto. O projeto mostra que a opção para o problema é a coleta seletiva do material, realizada pela Cooperativa de Reciclagem.
O processo de reciclagem já coleta das residências os materiais recicláveis e agora está incluindo entre eles o óleo de cozinha. Este pode ser colocado dentro de uma garrafa ou despejado diretamente nos tambores do caminhão.
Confira abaixo as datas de coleta:
SEGUNDA-FEIRA: Centro – lado par (Av. 2 até Rêmulo Tonon);
TERÇA-FEIRA: Jd. Paulista, Paineiras, Vigorelli, Indaiá I, II e III, Jequitibás I, II e III;
QUARTA-FEIRA: Jd. Luciana, Jd. São Maurício, Jd. Maria Lígia, Jd. Miranda e Recanto Flafer;
QUINTA-FEIRA: Centro – lado ímpar, Santa Catarina, Jd. Faxina, Jd. D´Itália e
São Joaquim;
SEXTA-FEIRA: Bonsucesso e Iporanga.
Cada litro de óleo despejado na rede de esgoto pode contaminar até 1 milhão de litros de água. Além disso, o óleo entope as tubulações, corroi os canos e polui a água que por ali passa. Estes são apenas dois exemplos, dos vários problemas que se tem com o despejo desse material na rede de esgoto.
De acordo com o diretor do Meio Ambiente, Heitor Vitalli, “esta conscientização da população é muito importante, pois o impacto que o óleo de cozinha causa para o meio ambiente é muito grande e difícil de tratar”. Para o coordenador de vigilância epidemiológica, Paulo Silva, “o óleo nas tubulações atrai ratos, baratas e outros animais, que trazem doenças”.
fonte: Site Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes